terça-feira, 6 de novembro de 2012

SABAO CASEIRO FEITO COM OLEO DE COZINHA USADO E SODA

 Gente eu já contei que faço sabão? pois é, já faz alguns anos que faço sabão líquido, reaproveitando óleo usado. Um vez me aventurei  a  fazer o de barra, mas não deu certo e nunca mais tentei, e passei a fazer somente o liquido. Minha irmã também é parceira nesta empreitada, ela também junta o óleo, depois faço o sabão e divido com ela, que divide com a vizinha...
                                                             O SABÃO FICA ASSIM

para fazer o sabão vou precisar de:

-2 litros de óleo usado e morno, pode ser até de peixe, que não interfere.
-2 litros de etanol, comprado em posto de gasolina
-500 gramas de soda SOL, não é propaganda, mas só deu certo com esta e nunca mudei.
- 1 litro de água fervente
- água da torneira, a quantidade as vezes varia, podendo ser 18 a 20 litros.
-cabo de vassoura para misturar
-balde ou bacias grandes
-recipientes vazios de amaciante, alvejante, produtos de limpeza em geral.
- 01 panela pequena para ferver   a água, 1 litro
-01 panela grande para esquentar 2 litros de óleo
- jarra medidora, opcional.

MODO DE FAZER:

Primeiro passo o óleo pela peneira, depois com a jarra medidora separo dois litros, ( vou guardando meu óleo usado em recipiente de 2 litros, só que as vezes ele cria um borrão no fundo e por isso meço depois de peneirado).
Levo a  panelinha com 1 litro de água ao fogo até ferver e também a panela maior com os 2 litros de óleo , observe se seu óleo vai fazer uns barulhinhos , quando tem água, espere o barulhinho acabar , desligue o fogo e espere amornar ,eu vejo se está morno colocando o dedo dentro da panela , se seu óleo não tiver água só leve ao fogo até ficar morno.

Enquanto isto separe dois  baldes , coloque em um a soda  para ser dissolvida com a água quente, muito cuidado nesta hora pois a soda vai liberar um vapor e a coisa vai subir um pouco, por isso use um balde alto,  afaste -se   e com o cabo da vassoura misture lentamente até dissolver tudo.

Depois disto despeje o óleo em um outro balde e  lentamente vai despejando a soda dissolvida com a água, misture e voce vai perceber que o balde vai esquentar, depois aos poucos e bem devagar o álcool, o sabão vai virar quase uma pasta, continue misturando e vai colocando água, eu já deixo outro balde cheio de água, vai misturando até dissolver os gruminhos de sabão e água se necessário, o meu sabão deixo com consistência de detergente de lavar louças, gosto bem liquido. assim que termino pego uma jarra com bico e já vou enchendo meus potes...

eu já me acostumei com este sabão e não fico sem, assim que vejo que está acabando , corro para fazer mais, uso principalmente para lavar a pia , jogo no ralo e na cuba também, adeus gordura! lavo o chão das áreas , que todo dia está imundo por causa dos meus cachorros e do quintal, uso para lavar vasilhas de plástico, as de alumínio não pode deixar ,fica escura e mancha ,se a panela  tiver com gordura como a panela do óleo que uso para esquentar, coloco o sabão e mexo a panela para o sabão ir para as laterias , tiro o excesso   e lavo normalmente. Se por acaso sua mão tiver alguns machucadinhos ele vai arder um pouquinho , mas o jeito do seu sabão quem vai definir é você, se tá fraco, forte, colocando mais água .
Minha irmã  gosta dele para lavar banheiro e o  vaso e também deixar panos de prato de molho, eu gosto  muito de limpar  o chão, quando tem sabão, lavo feliz, já minha cunhada gosta de lavar tapetes.  
A consistência dele não fica como um gel, fica viscoso e trasnparente, quanto  mais tempo fica guardado melhor fica,  difícil é durar tanto assim e o cheiro que predomina é de álcool.

 FOTOS DO PASSO A PASSO:
                                                         
                      PENEIRANDO O ÓLEO   E COLOCANDO PARA AQUECER


                                                COLOCANDO A ÁGUA PARA FERVER

                                                              MEDINDO A SODA

                                                VERIFICANDO A TEMPERATURA DO ÓLEO

                                              DISSOLVENDO A SODA NA ÁGUA

                                                  O ÓLEO E A SODA JÁ DISSOLVIDA

COLOCANDO O ÁLCOOL E A COISA CRESCE MUITO...


                                                                  DESPEJANDO A ÁGUA

                                                                     MAIS ÁGUA


                                                        JÁ PRONTO, DESCANSANDO

                                     JÁ LIMPANDO O CHÃO, COM O SABÃO QUE CAIU...

                                    AQUI PRONTINHO, DESPEJANDO NOS POTES

  SE POR ACASO FICAR UNS GRUMINHOS DE SABÃO, RETIRO COM A PENEIRA

                                               LAVANDO A PANELA SUJA DE ÓLEO
 
                                                         ESTOQUE DE SABÃO

11 comentários:

  1. Que legal, eu faço em barra com soda escorpião e também fica muito bom, marido mecânico a graxa só sai com sabão feito em casa.

    Abraços
    Vanessa Oliveira

    ResponderExcluir
  2. oi flor adorei sua receita e seu blog parabens ... vo fazer a receita do sabao...bjinhossss ...e obrigada ....

    ResponderExcluir
  3. Oi Nice, ficou bem explicadinho viu, sempre tive vontade de fazer sabão em casa mas sempre ficava na dúvida, agora não tem erro, e rende muito né, adorei!
    **Bjs**

    ResponderExcluir
  4. Oi Nice ,
    Achei sua receita muito legal.Sempre faço sabão liquido, mas a pessoa que me ensinou disse que não dava prá fazer com óleo usado , então uso óleo novinho.Vou tentar essa sua receita , achei muuito boa , ah e faço o sabão de pedaço , a minha receita é muito boa , já a faço a uns 10 anos ,se tiver interessada posso te passar.Obrigada por compartilhar , vou fazer ainda hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso sempre oleo usado, de quibe, de peixe, lingüiça suína , de frango, quando vou aquecer o oleo, sente ate o cheiro da fritura rs rs rs, mas depois de pronto , tudo fica ótimo! Eu chamo meu sabão de MAGICO, porque ele fica muito bom, um dia lavando area da frente e uma senhora bateu no portao e perguntou se tava usando sabão de soda, porque ela sentiu o cheirinho bom! O oleo que mais uso aqui e o de peixe, porque meu marido , gosta de pescar e de peixe frito. Entao o oleo que predomina e o de peixe.

      Excluir
  5. Nice querida, como você é prendada, acho muito chic saber fazer essas coisas. Eu ainda não tive coragem, mas tenho vontade, quem sabe esse post me anima?
    Amei a visita, volte mais vezes.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  6. Mulherrrr..eu sei fazer com óleo novo..me falaram que com usado não presta! Tá vendo só? Vou fazer agora com usado! Obg lindona po dividir conosco! bjuxxxxx

    ResponderExcluir
  7. fiz um que mostra no vidio da madame limpeza vai 30 litros de agua, fiz tudo certinho mais o mei cresceu bastante ficou uma espuma bem branquinha e mesmo acresentando a agua como ela pediu não deu o ponto de mel, como faço para arrumar ele esta espuma bem cremosa e branquinha.

    ResponderExcluir
  8. Oi! fiz o sabao, se lavo pano de prato os mesmos fica com cheiro de óleo Para louça ficou otimo .

    ResponderExcluir
  9. Oi ficou ótimo para lavar vasilhas, e outros utensilhos porem ao lavar panos de pratos ou tapetes deixa um cheiro de óleo

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!

 

Meus Trabalhos Manuais Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos