sábado, 10 de março de 2012

PAP- COMO FAZER UMA ALMOFADA ROLINHO COM PEDAÇO DE COLCHÃO

Este colchão havia separado para dar uma reformada nas espumas do sofá de bambú, que mostrarei depois, em outra postagem...aqui eu medi o tamanho do colchão que vou usar no sofá e marquei com pincel atômico...


  eu comecei a cortar com a tesoura de cima para baixo ...e depois com ajuda de uma faca bem amolada fui terminando de cortar o colchão...


 com esta parte que sobrou fiz duas alfomadas rolindo ou pescoço como meu marido chama a nossa...
uma para meu filho Caio e outra para minha sobrinha Déborah. Uma com 80 cm e outro com 60 cm...retirei esta espuminha fina do colchao, dei uma arredondada nos cantos com  a tesoura. Com a parte de cima do colchão, (esta amarelinha com uma espuma fininha) recortei e envolvi toda a tira de espuma , nas pontas com uma agulha grande de mão , franzi  tipo um fuxico para fechar e costurei a emenda da espuma também, assim consegui arrendondar o rolinho.


com um pano qualquer para cobrir a feiura que tava, eu usei um lençol velho, coisas que minha mãe me deu...eu fiz um retangulo na medida do rolinho e acrescentei 8 cm para fazer a ponta, como mostro na foto acima. Fiz uma bainha e passei o elastico dentro , puxei e dei um nó bem apertado, depois enfiei as pontas do ela´stico para dentro.

DEPOIS FIZ A CAPA DA ALMOFADA ROLINHO XADREZ - MENINO, ASSIM:

Cortei um retãngulo de 96 cm por 55 cm  , quadriculei o tecido xadrez com manta a crilica e um tecido de forro, coloquei o tecido em cima da almofada rolinho,  ajustei do jeito que queria , alfinetei e marquei a dobra da montagem do zíper e a quina , onde vou pespontar para fazer um "vivo" ...detalhe da foto abaixo.


  avesso do quadriculado...


 marca ondei pespontei para formar um vivo.


detalho do vivo...


 depois de fazer os vivos fiz uma bainha na ponta e passei o elastico, do mesmo jeito da contra capa...


 puxei o elástico e amarrei bem firme e escondi as pontas...


montei o zíper de 50 cm....



detalhe das pontas

o zíper...para facilitar a retirada para lavar...

AGORA  A XADREZ DE LILÁS- FEMININA


ESTA FIZ MENOR... SÓ QUE DEIXEI SOBRA DE TECIDO PARA FORMAR O BABADO. CORTEI UM  RETANGULO  DE TECIDO UM POUCO MAIOR DO QUE O ROLINHO D E ESPUMA, CORTEI AS TIRAS DE TECIDO PARA O BABADO, FIZ DUPLO, PARA NÃO APARECER O AVESSO, COMO O TECIDO TAVA DUPLO , PASSEI DUAS COSTURAS, FORMANDO A CASINHA PARA PASSAR O ELASTICO, COLOQUEI RENDINHA DE ALGODÃO NAS PONTAS, MONTEI O ZÍPER E FECHEI DO MESMO JEITO DAS OUTRAS , PUXANDO E ESCONDENDO O ELASTICO.
FIZ ATÉ UMAS FAIXAS PARA AMARRAR UM LAÇO, MAIS ACHEI MELHOR SEM...





AQUI A ALMOFADINHA PRONTA EM CIMA DA CAMA DA ISABELLA...




2 comentários:

  1. Nossa, estou doida com uma almofada destas para leitura, rs e já estou olhando com outro olhos os colchões velhos aqui de casa.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!

 

Meus Trabalhos Manuais Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos